Conheça o hormônio Dihidrotestosterona (DHT) e a enzima 5-alfa redutase causadores da queda de cabelo.
Uma das maiores causas da queda de cabelo é o hormônio da testosterona, que, juntamente com uma enzima conhecida como 5 – alfa redutase, forma o DHT ou, Dihidrotestosterona. O DHT estimula a produção de oleosidade e acaba por prejudicar o fio de cabelo até a sua queda.
Sumário de Conteúdo
Por esta enzima ter uma relação com o hormônio masculino, é que muito mais homens sofrem de calvície.
Dihidrotestosterona (DHT) e 5-alfa redutase
Como reduzir a enzima 5-alfa redutase
Algumas fórmulas podem servir para bloquear a produção da enzima 5 – alfa redutase, assim como alguns tipos de chá verde. Os chás verdes são aqueles considerados Camellia sinensis.
Eles são ricos em antioxidantes, zinco, flavonoides e catequinas, além de, possuírem ação anti-inflamatória. Todos estes benefícios juntos são capazes de inibir a 5 – alfa redutase.
Outra fonte redutora da enzima 5 – alfa redutase são os ácidos graxos, ou ômega 3 e 6.
Eles equilibram o crescimento dos pelos, atuam sobre o ressecamento do couro cabeludo e pele, fazem bem para o coração e saúde em geral.
O ômega 3 pode ser obtido através de cápsulas em lojas especializadas ou através de alimentos como peixes, nozes, azeite extra virgem de qualidade, e chocolate amargo.
Para potencializar o efeito das vitaminas pratique exercícios físicos, tome bastante água e evite procedimentos estéticos em excesso.
Os procedimentos de beleza para os cabelos são muito prejudiciais pois se utilizam de produtos químicos que enfraquecem os fios, calor em excesso, e, um tipo de escovação que exerce uma ação mecânica capaz de arrancar os fios à força.
Tratamentos para a calvície
Minoxidil para tratar a calvície
Entre os tratamentos mais recomendados pelos especialistas está o Minoxidil.
Ele é um tipo de vasodilatador capaz de agir diretamente sobre os receptores do pelo, ou seja, ele inibe os derivados do hormônio masculino, a testosterona.
Mas este é mais indicado para homens do que para mulheres, pois aciona o crescimento de pelos, e em mulheres pode estimular o seu surgimento em áreas inadequadas.
Finasterida
Finasterida é um tipo de medicamento oral recomendado para homens que apresentam queda de cabelo.
Ela recupera até 30% da área calva da cabeça. Em alguns casos deve ser usada por toda a vida.
Infelizmente não são todos os homens que podem se beneficiar deste medicamento, pois os efeitos colaterais incluem, redução da libido, dor de cabeça, e impotência.
Flutamida
A flutamida é um tipo de medicamento recomendado para o tratamento de câncer de próstata.
Atua como um bloqueador de hormônio masculino no organismo e não deve ser administrado por homens.
As mulheres podem se beneficiar ainda com a redução no quadro de espinhas ou acnes e a paralisação do crescimento de pelos em áreas indesejadas do corpo.
Como todo medicamento, recomenda-se que haja um acompanhamento profissional na administração da Flutamida, pois os efeitos colaterais também são consideráveis como, problemas digestivos e perda da libido.
Para que o tratamento da queda de cabelo surta efeitos satisfatórios, o profissional em dermatologia e tricologia, deverá entender, primeiramente, a causa da calvície. Uma vez que a causa é conhecida o tratamento se torna eficaz.
Deixe um comentário