A dermatite seborreica é um tipo de inflamação que acontece nas células constituintes da superfície da pele e causa descamação, coceira e vermelhidão.
As partes do corpo mais afetadas pelo problema são, os cantos do nariz, algumas regiões do rosto, couro cabeludo, tórax e colo.
Sumário de Conteúdo
Caso o problema se apresente no couro cabeludo, comumente observa-se a queda de cabelo no local afetado.
Embora a causa da dermatite seborreica não seja de conhecimento científico, sabe-se que o fungo “Pityrosporum ovale” também é capaz de originar o problema.
Além deste fungo, há fatores externos que podem fazer com que a dermatite seborreica surja de tempos em tempos como, frio, baixa imunidade, estresse ou nervosismo.
Sintomas da dermatite seborreica
Tanto adultos quanto crianças estão sujeitas ao surgimento da dermatite seborreica que, apresenta-se como, crostas de pele ressecadas de tom amarronzado ou amarelado em determinadas áreas do corpo.
Devido a sua aparência, pode-se confundir a dermatite seborreica com alergia, ou, até mesmo, falta de higiene.
Contudo, se trata de uma lesão causada por razões não conhecidas completamente.
Os sintomas da dermatite seborreica são:
- Aumento da oleosidade na pele e no couro cabeludo;
- Descamação da pele em determinadas regiões do corpo;
- Ardência na região afetada;
- Coceira;
- Queda de cabelo na região afetada pelo problema;
Para evitar o constrangimento causado pela doença, consultar o médico dermatologista especialista em problemas de pele, para tratamento da doença crônica.
Encontre o shampoo ideal para tratamento clicando aqui!
Tratamento preventivo da dermatite seborreica
Por se tratar de uma doença crônica, este tipo de problema de pele exige que o paciente mantenha uma conduta preventiva.
Embora não haja uma conduta de prevenção específica, convém evitar maus hábitos como fumo, má alimentação e consumo de bebidas alcoólicas. Estes agentes interferem na imunidade do corpo.
Vale também, observar se o tipo de xampu utilizado é compatível com o seu couro cabeludo, assim como o ph do sabonete, hidratante ou desodorante. Os produtos de higiene que não são compatíveis com a nossa pele, podem causar irritação e desencadear o problema da dermatite seborreica.
O tipo de tecido recomendado para quem sofre com este tipo de problema de pele, deverá ser o algodão, ou, fibras naturais, pois permitem que o corpo transpire naturalmente.
São contraindicados os tecidos sintéticos, pois isolam o suor causado pela transpiração e tornam algumas partes do corpo mais suscetíveis à contaminação por fungos como o “Pityrosporum ovale”.
Manter atividades físicas, meditação, e programas que aliviem o estresse, também auxilia na amenização do problema, pois o estresse também é responsável pela baixa imunidade.
Como tratar a dermatite seborreica
Uma vez instalada a doença, o dermatologista poderá indicar produtos higiênicos, como, xampus, sabonetes e desodorantes com ação antifúngica, e, ricos em minerais como, o zinco, ácido salicílico, alcatrão e enxofre.
O uso de sprays, géis para o cabelo e bonés, deverão ser interrompidos durante o período de tratamento.
O profissional também deverá recomendar pomadas e loções a base de corticosteroides. Como cada paciente é único, faz bem permitir que um profissional possa analisar o caso para tratá-lo adequadamente.
Veja onde encontrar o shampoo ideal para tratar a dermatite seborreica
Deixe um comentário