A alopecia areata é uma condição que afeta os pelos do corpo, cabelos, e, até cílios, provocando a queda total, ou, parcial dos mesmos. Tanto homens quanto mulheres podem sofrer deste mal de causa ainda desconhecida. O que se sabe sobre a alopecia areata é que se trata de uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio corpo reage sobre áreas sadias.
A condição é favorecida por estados de estresse, trauma grave ou gravidez. As pessoas com casos de Alopecia areata na família são mais suscetíveis ao surgimento dos sintomas. Estima-se que, a cada cinco pessoas, uma possa ter alguém na família com o problema.
Sintomas da alopecia areata
Quando os cabelos não caem completamente formam-se espaços vazios e circulares, geralmente, na região da cabeça. A ausência de pelos ou cabelos, é o único sintoma conhecido desta doença. Os fatores psicológicos são apontados como aqueles que podem desencadear a queda dos fios.
Veja como tratar a sua Alopecia clicando aqui!
Algumas pessoas apresentam tais sintomas após os trinta anos de idade, e segundo os especialistas, em casos assim, as chances de fatores hereditários serem contribuintes para o surgimento da alopecia areata, são mínimas.
Tratamento da Alopecia areata
Ainda não existe um tratamento eficiente para a alopecia areata. Muitos produtos tópicos podem oferecer bons resultados referentes ao crescimento dos fios de cabelo na região afetada, no entanto, os mesmos ainda são os causadores de pontos de alergia e outros problemas de pele. Estes produtos funcionam bem porque o folículo peloso permanece vivo mesmo após a queda dos fios, e prontos para ressurgir assim que o corpo sinalizar o momento certo para acontecer.
Por enquanto, a melhor solução para o problema da alopecia areata, ainda é o uso de prótese, ou, peruca. Os transtornos causados pelo constrangimento da queda capilar podem traumatizar ainda mais o portador do problema.
Uma pomada foi estudada por uma equipe de pesquisadores do Departamento de Dermatologia da Universidade de Bologna,Itália. A pomada desenvolvida com 0,05% Clobetasol apresentou resultados satisfatórios em catorze semanas. No entanto, no Brasil, só é possível encontrar o medicamento através de manipulados farmacológicos.
Como prevenir a Alopecia areata
Para prevenir o surgimento do problema, convém manter os níveis de estresse baixos como:
- Evitar situações que possam causar eventos psicológicos difíceis para o portador do problema.
- Praticar exercícios físicos para liberar hormônios bloqueadores de estresse.
- Alimentar-se bem e de maneira equilibrada.
- Consumir suplementos vitamínicos como ômega 3.
- Realizar tarefas prazerosas.
- Praticar meditação.
- Ter uma boa qualidade do sono.
A alopecia areata não apresenta, como fator desencadeante do problema, a falta de higiene, problemas de pele, ou queda de cabelo por calvície. Ela acontece devido a fatores psicológicos. O folículo peloso se mantém vivo e sadio, por isso a aplicação tópica de medicamentos tem alcançado algum sucesso, ela faz com que os fios sejam estimulados a crescer e se desenvolver naturalmente.
Para conseguir um diagnóstico correto pela sua queda de cabelo consulte um dermatologista. A partir do resultado da análise clínica deste profissional, o procedimento adequado representará o melhor resultado para o seu problema.
Conheça os melhores produtos para tratamento do seus cabelos clicando aqui!
Deixe um comentário